Arábia Saudita inaugura primeiro cinema em 40 anos

Comentários desativados

Após esforços de modernizar a Arábia Saudita por parte de seu príncipe herdeiro, o país abriu seu primeiro cinema comercial nesta quarta-feira, encerrando uma proibição de quase 40 anos. Um evento de gala com convite para o tapete vermelho atraiu altos funcionários do governo, dignitários estrangeiros e figuras selecionadas da indústria para assistir ao filme “Pantera Negra” em uma tela de 13m de altura em uma sala de concertos sinfônicos em Riad. Os ingressos estarão à venda na quinta-feira para as primeiras exibições públicas na sexta-feira, de acordo com Adam Aron, executivo-chefe da operadora AMC Entertainment Holdings.
— Agora, os sauditas poderão ir a uma bela sala de exibição e assistir aos filmes do modo como devem ser vistos: em uma tela grande — disse ele.
A abertura marca outro ponto importate para as reformas lideradas pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman com a finalidade de abrir o país culturalmente e diversificar a economia. A Arábia Saudita é o maior exportador de petróleo do mundo. O príncipe, de 32 anos, já diminuiu as restrições nos últimos dois anos, promovendo shows públicos e acabando com a proibição às mulheres de dirigir. O reino proibiu os cinemas no início dos anos de 1980, sob pressão dos islamitas, já que a sociedade saudita adotou uma forma severa de islamismo. No entanto, os sauditas têm sido ávidos consumidores da mídia e da cultura ocidentais. Apesar da proibição do cinema, os filmes de Hollywood e as séries de televisão são amplamente assistidos em casa, e os filmes privados são amplamente tolerados há anos.
Durante sua viagem ao exterior, que incluiu Reino Unido, França e Estados Unidos, Bin Salman passou por Hollywood, onde foi convidado de um jantar organizado pelo magnata Rupert Murdoch, com comensais como Michael Douglas, Morgan Freeman, James Cameron, Ridley Scott e Dwayne Johnson. Um sinal de que pretende mudar a imagem do país.

https://oglobo.globo.com/mundo/arabia-saudita-inaugura-primeiro-cinema-em-quase-40-anos-com-pantera-negra-22605735

Comments are closed.