iphone_quebrado_notaalta

Apple perde participação no mercado global de smartphones

A participação da Apple no mercado global de smartphones recuou de 11,8% para 11,1% no segundo trimestre de 2019, de acordo com relatório da consultoria americana Strategy Analytics. A empresa continuou na terceira posição em vendas entre as companhias do setor. O recuo ocorre enquanto as duas primeiras do ranking ampliam sua participação.
A Samsung continua a ser o líder mundial em celulares, com 22,3% do mercado no trimestre analisado, acima dos 20,4% do mesmo período do ano anterior. A Samsung vendeu 76,3 milhões de unidades, um aumento de 7% em relação ao ano passado.
Mais surpreendente é a força no segundo trimestre da Huawei, a segunda empresa em participação de mercado, que viu sua fatia aumentar de 15,5% para 17,2%, com um aumento de 8% nas vendas unitárias para 58,7 milhões de unidades. A Strategy Analytics informou que a demanda por telefones Huawei subiu na China enquanto a empresa buscava compensar a incerteza regulatória em outras regiões, lembrando o embargo efetivado pelo governo americano.
De acordo com a consultoria, a demanda por celulares caiu 3% no mundo, para 341 milhões de unidades, no segundo trimestre de 2019, ante mesmo período de 2018. Essa é, na verdade, a menor
queda no setor em mais de um ano, diz a consultoria, acrescentando que as vendas estão mostrando sinais de estabilização, com uma retomada na China. “As perspectivas para o segundo semestre deste ano estão melhorando”, disse Linda Sui, diretora da Strategy Analytics.
A Apple deve anunciar novos iPhones em setembro, mas os analistas esperam um novo ciclo de atualização pouco expressivo este ano, uma vez que daqui a um ano deve haver o lançamento dos iPhones 5G.
Embora a própria Apple tenha parado de relatar as vendas de unidades do iPhone, a Strategy Analytics estima que a empresa vendeu 38 milhões de unidades no trimestre, uma queda estimada de 8% na base anual. “A Apple está se estabilizando na China devido a ajustes de preços e programas de troca do aparelho antigo como parte do pagamento, mas outros mercados importantes, como a Índia e a Europa, continuam desafiadores para o iPhone”, afirmou Woody Oh, da Strategy Analytics, em comunicado.
Hoje, as ações da Apple subiam em reflexo ao resultado do segundo trimestre, divulgado ontem. O mercado considerou que os ganhos obtidos em outros setores anularam as menores vendas do iPhone no período. Há pouco os papéis avançavam 3,09% para US$ 215,26.

https://www.valor.com.br/empresas/6372651/apple-perde-participacao-no-mercado-global-de-smartphones#

Comentários estão desabilitados para essa publicação