IMFC_notaalta

Desaceleração da economia global é preocupação central do FMI

Projeção de crescimento de 3% da economia mundial neste ano é um cenário carregado de incertezas
A preocupação com a desaceleração da economia global e com os riscos de um agravamento ainda maior desse cenário foi a tônica do comunicado do Comitê Monetário e Financeiro do FMI (IMFC, na sigla em inglês), divulgado ao final do encontro anual do fundo, em Washington.
O documento reafirma que a projeção de crescimento de 3% da economia mundial neste ano, que representa uma queda nas perspectivas traçadas no encontro de abril, é um cenário carregado de incertezas e riscos negativos. Isso por causa dos desafios da guerra comercial, limitado espaço para uso de políticas, riscos geopolíticos e elevado e crescente nível de endividamento e vulnerabilidades financeiras. “Vamos empregar ferramentas, individual e coletivamente, para mitigar os riscos”, diz o texto.
“Os países devem usar a melhora combinação entre política fiscal, monetária e reformas estruturais para fazer frente à fraqueza econômica”, afirmou a presidente
do FMI, Kristalina Georgieva, durante entrevista a jornalistas, após a divulgação do documento.
Questionada sobre quais países poderiam usar o mecanismo fiscal, Georgieva citou especificamente Coreia do Sul, Alemanha e China. Ela também reforçou a mensagem de preocupação com os efeitos das disputas entre Estados Unidos e China, lembrando que “todos perdem com a guerra comercial”, uma vez que há um ciclo negativo que ocorre em função desse advento. “O efeito negativo da guerra comercial não se dá só pelo aumento de tarifas, mas pelo aumento das incertezas”, afirma. Esse cenário nublado, como ela definiu, afeta as decisões de investimento, o consumo, reforça a preocupação com a retomada do crescimento e, dessa forma, pode reduzir a capacidade de recuperação da economia.

https://valor.globo.com/financas/noticia/2019/10/19/desacelerao-da-economia-global-preocupao-central-do-fmi.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação