A paixão, a praça e os ingressos

Por Clarisse Setyon

Ah, a paixão ….

Mostra a internet (nunca se sabe se é verdade, né ?!) que Shakespeare dizia que “a paixão aumenta em função dos obstáculos que se lhe opõe”.

Acho que esta frase se encaixa à perfeição àquela paixão que dizemos estar acompanhada dos 4 P’s de Marketing do Esporte.

Leio, já há uns 10 dias, sobre os problemas relacionados aos ingressos da Copa das Confederações.

Qual a relação disto com o Marketing do Esporte ? Em Marketing Esportivo, o P de praça diz respeito ao local onde o evento acontece, onde serão vendidos os ingressos e à distribuição das imagens do evento.

Em sala de aula, quando passamos pelo item distribuição ligado à distribuição dos ingressos, costumamos discutir que hoje isto já não é uma dificuldade tão grande, pois a internet tende a garantir certo conforto na compra do desejado ingresso.

Voltemos à Copa das Confederações. Estamos em 2013 e a internet já está por aí e, pelo último número pesquisado, 50 % da população já tem acesso a ela. Vamos combinar que boa parte dos consumidores de ingressos de preço médio de R$ 300,00 faz parte dos 50 % que têm acesso à internet. Ainda assim, o problema da distribuição, aparentemente, está longe de estar solucionado.

Na Folha de S.Paulo de 30/5/2013, a FIFA declara em nota que “devido ao grande interesse pela competição, muitos torcedores preferiram retirar os ingressos no primeiro dia de operação dos Centros de Ingresso da FIFA, o que naturalmente gerou fila” (grifo em naturalmente é da autora). Sorry FIFA, não sabíamos que você precisava fazer um aquecimento antes de “entrar em campo”… ou será que você estava torcendo por um “pequeno interesse pela competição”? Na realidade, o que a FIFA faz, praticamente, é culpar o torcedor pelas mazelas !

A FIFA inovou e pediu para que a retirada dos ingressos fosse agendada. Com isto, cada posto de distribuição só iria distribuir 500 ingressos por dia. Santa burocracia. A bagunça chegou a tal ponto que houve torcedores que foram agendados para retirar seus ingressos em 16/6 para o jogo de 15/6. Sim, você leu corretamente, você retira o ingresso no dia seguinte ao jogo.

Uma semana após a FIFA alegar que não sabia que os torcedores retirariam seus ingressos com antecedência, na mesma Folha de S.Paulo, Thierry Weil, diretor de Marketing da FIFA afirma que “se todos forem nos últimos dias, não estaremos em posição de entregar os ingressos para todos”. Dá para entender ? Esquizofrenia ?

Em Brasília, consumidores-torcedores foram ao Procon e fizeram queixa na delegacia. A Match (empresa terceirizada responsável pela venda e distribuição dos ingressos no Brasil) e a FIFA têm alguns dias para apresentar sua defesa.

Mas os torcedores são uns apaixonados, não adianta. Coletei alguns depoimentos sobre a dor de cabeça pela qual passaram: “moro em Manaus e vou para Fortaleza apenas para assistir ao jogo do Brasil. Não sei quando poderei retirar meu ingresso”; “depois de tentar entrar em contato, sem sucesso, com o telefone de atendimento da FIFA para saber como proceder, fui ao posto de vendas para tentar a sorte”; “comprei três ingressos na categoria 2 para o jogo de abertura. Dois ficaram atrás do gol e o outro na lateral”; “isso está uma bagunça, disse um torcedor, que comprou ingressos para três jogos na capital pernambucana e, às 15:40 hs., aguardava atendimento na fila havia uma hora e meia”; “isso é um absurdo – afirma o torcedor – que também esperava na fila havia uma hora e quarenta minutos. Será que ninguém pensa antes de fazer uma coisa destas ?”.

Pois é torcedor, pensar pensou. E estas pessoas que pensaram, certamente sabem que, torcedores são apaixonados e, se tiverem que ficar na fila horas, o que fazer ? Paixão é paixão, não tem jeito ! Fazemos fila… afinal, queremos assistir o jogo.

Para encerrar, novamente a culpa recai no colo dos torcedores brasileiros. Depoimento mais recente da FIFA: “Compreendemos que, para os brasileiros, a prática de lugares predeterminados é uma experiência nova”. Sim FIFA, nunca fomos ao cinema, nunca fomos ao teatro, nunca fomos a shows, nunca assistimos jogos fora do Brasil. Venha nos ensinar como comprar ingressos ! Se bem ensinados, podemos nos tornar bons aprendizes. E se a Seleção Brasileira ganhar então, nem se fale .. somos até capazes de perdoar o caos dos ingressos.

Comentários estão desabilitados para essa publicação