A “mulher rã” e os homens depilados: em direção à androginia?

Por Mario Rene

Caderno Equilíbrio, Folha de São Paulo, 5/3/2013. Título de capa: “O estilo mulher-rã”. Bem, muito bem… e o que vem a ser a tal da mulher-rã?
Corpo ultra musculoso, coxas bem grossas (60cm de coxa não é incomum…), canelas finas…
E para chegar a tanto, horas e horas de musculação, musculação e… anabolizantes, porque não? Resultado: um corpo extremamente sarado, até mais do que o protótipo masculino (aliás, como veremos adiante, o que será isso hoje?). Paralelo ao desenvolvimento muscula, acompanham voz engrossada e clitóris peniforme.
Preparadores físicos (“body designers”!…) entrevistados para a matéria alertam para o que parece ser o fim do preconceito contra mulheres com musculatura bem definida, e que existe um contingente nada desprezível daquelas que correm atrás de tal predicado.
Precisamente na contramão dessa corrente, o que encontramos? “É dos depilados que elas gostam mais” (Revista Época, 18/2/2013). Levantamento da Gillette, mencionado nesse artigo, aponta que dentre 8100 homens entrevistados, ao menos 78% já se depilaram mais de uma vez: peito, costas, pernas, e… “lá”. Tudo junto, ou uma combinação deles. Então, o suplício da cera quente, outrora monopólio de sofrimento feminino, agora é repartido com o segmento masculino, vejam só!
E o que pensam as mulheres disso tudo? Aquela mesma pesquisa da Gillette aponta que 75% das mulheres gostam mesmo dos homens… sem pelos. O que defendem por questões de higiene.
Até bem recentemente, pelos eram (ainda são?…) uma das principais características sexuais secundárias masculinas. E um corpo, digamos assim, delicado e sem pelos era um atributo feminino desejado. Mas a partir dessas duas reportagens, em veículos diferentes e separadas por não mais do que duas semanas, nos deparamos com o que?
No mundo greco-romano, havia duas espécies de figuras andróginas. Elas eram divididas verticalmente, um lado masculino e outro feminino, coabitando o mesmo corpo, ou horizontalmente – Hermafrodite – masculino da cintura pra baixo, e feminino acima desta.
A “mulher-rã” e o homem depilado?

Comentários estão desabilitados para essa publicação