Redes sociais influenciam decisão de compra de 77% dos brasileiros

Impacto da rede social no consumo parece ser mesmo definitivo. Pesquisa sobre varejo realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC) Brasil com aproximadamente 1 mil consumidores revelou que as redes sociais têm papel relevante nas decisões de compra, tanto em lojas virtuais quanto em lojas físicas.

De acordo com o levantamento, 77% dos consumidores informaram que as informações obtidas nas redes sociais — por meio de comentários de amigos ou nos perfis das varejistas — tiveram impacto nas suas decisões de compra, como mostrou material do Valor Econômico de 9/02.

Entre os entrevistados, 43% disseram que descobriram marcas desconhecidas ou marcas nas quais tinham interesse nas redes sociais; 43% também relataram que pesquisam sobre o retorno de uma marca. Do total, 39% seguem as marcas favoritas nas redes sociais e 35% assistem vídeos sobre marcas ou produtos nessas mídias.

Entre as redes sociais usadas, 79% dos consumidores citaram o Facebook. Em seguida aparecem o Google Plus, citado por 47% dos respondentes, YouTube (39%), Twitter (17%) e Instagram (14%).

“Nas pesquisas anteriores, as redes sociais vinham crescendo em relevância. Mas esta é a primeira vez em que a maioria dos consumidores afirmaram que as redes sociais têm impacto na decisão de compra”, disse Ricardo Neves, sócio e líder de varejo e consumo na PwC Brasil.

Os dados sobre o comportamento dos consumidores no varejo fazem parte da pesquisa global “Total Retail”, divulgada nesta segunda-feira pela PwC. A empresa ouviu 19.068 consumidores de 19 países — Estados Unidos, Canadá, Brasil, Chile, Reino Unido, França, Suíça, Dinamarca, Alemanha, Itália, Bélgica, Rússia, Turquia, Oriente Médio, China, Japão, Índia, Austrália e África do Sul —, nos meses de agosto e setembro de 2014.

De acordo com o levantamento, as redes sociais têm mais impacto na decisão de compra dos brasileiros do que a média global. Nos 19 países pesquisados, 62% dos consumidores informaram que as redes sociais tiveram impacto nas decisões de compras.

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