Lealdade à marca, não só inovação, define liderança da Apple

Os primeiros dados de venda mostram que o iPhone 5 foi fator decisivo para a Apple superar, nos Estados Unidos, o Android, o sistema operacional do Google. A referência dessa comparação é o período de 12 semanas anteriores a 28 de outubro, quando as vendas da Apple aumentaram 48,1%, em relação ao mesmo período de 2011. Por sua vez, a fatia de vendas do Android, na mesma comparação recuou de 63,3% no ano passado para 46,7% em 2012.
Os dados da pesquisa são da Kantar World Panel. E mostram um fato repetitivo: o sistema operacional IOS da Apple superou o Android nos EUA também na época do lançamento do iPhone 4S. Foi nesse momento que a fatia de vendas da época avançou 49,3%, o recorde anterior. Os executivos da empresa acreditam que essa porcentagem será ultrapassada pelo iPhone 5, Os técnicos da Kantar, como mostrou a matéria do Estadão de hoje na página B16, concordam com a avaliação dos executivos da Apple.
É fato que há regionalização na disputa entre os dois maiores sistemas operacionais. O Android permanece firme na liderança de vendas na Europa. Os dados referentes aos três trimestres de 2012 confirmam essa liderança; por exemplo, na Alemanha, o Android dominou 73% das vendas; na Espanha a fatia foi ainda maior 82%. Mas, mesmo no contexto europeu, a Apple representou certo avanço: nos cinco maiores mercados regionais da Europa, na referência de outubro, a Apple passou de inexpressivos 1% de venda para 21% na comparação entre o ano passado e este. Porém, na Europa a liderança do Android foi ainda maior: de 51% para 64% na mesma comparação.
No mercado norte-americano o aspecto que mais chamou atenção na pesquisa é que a lealdade dos consumidores à marca Apple é a responsável pela maior parte das vendas. Nada menos do que 62% dos que compraram o iPhone 5 já eram donos das versões anteriores do aparelho. Quem substituiu um Android pelo Apple representou só 13% das vendas do iPhone 5. Quem substituiu um Blackberry pelo celular da Apple representa só 6% das vendas .
O dado definitivo da pesquisa da Kantar é que 92% dos donos atuais de um iPhone disseram que irão escolher outro iPhone na próxima compra. Inovação parece ser essencial nesse jogo, mas sem dúvida, o motor da decisão de compra é mesmo a lealdade à marca.

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