Jornais trocam de modelo: chegou a multiplataforma

Os meios digitais passam a valer na conta da audiência total dos jornais. A partir de 2015, o público do meio jornal será definido por novas métricas, para que a comparação com outras mídias – como a televisão aberta, por exemplo – fique mais clara. Sai a noção de circulação e entra a de audiência multiplataforma.

A iniciativa foi apresentada ao mercado publicitário na terça-feira, 19, durante o Congresso Brasileiro de Jornais (CBJ), o novo posicionamento das publicações associadas à ANJ incluiu o lançamento da ferramenta Digital Premium Jornais, que vai comercializar pacotes de espaços nos sites dos jornais brasileiros. O primeiro espaço disponível será um anúncio “flutuante”, como um “pop up”, que poderá ser visualizado nas homes das publicações. A ideia é expandir aos poucos a quantidade de opções disponíveis na plataforma.

Uma pesquisa do Ibope para a Secretaria de Comunicação da Presidência da República mostrou que 90% dos usuários de internet preferem ler notícias em sites de jornais, como mostrou matéria do Estadão, de 20/08, pg B12.

Com peças publicitárias veiculadas em jornais, rádio e internet, a ANJ vai mostrar que as notícias compartilhadas em redes sociais ou comentadas entre amigos geralmente tiveram origem em um jornal.

Em um ano e meio, o acesso aos quatro principais jornais brasileiros pelo celular – ‘O Estado de S. Paulo’, ‘Folha de S. Paulo’, ‘O Globo’ e ‘Zero Hora’ – subiu 480% e superou a marca de 17 milhões de usuários em julho deste ano. O desafio, agora, é a diferenciação dentro das plataformas móveis. O momento é a customizada para atender o gosto de cada usuário.

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