Facebook cedeu dados de usuários a fabricantes de celular

O escândalo no qual o Facebook se envolveu por causa do vazamento de dados de seus usuários para a empresa Cambridge Analytica pode ser maior do que o conhecido até agora. O jornal americano “The New York Times” publicou reportagem informando que a rede social fez acordos com cerca de 60 fabricantes de celular e outros dispositivos — como Apple, Amazon, BlackBerry, Microsoft e Samsung — para o compartilhamento de dados de seus usuários – e dos amigos desses usuários – na última década, segundo informações de funcionários do Facebook.
Esses acordos teriam permitido uma expansão do alcance do Facebook e também que os fabricantes oferecessem funcionalidades do aplicativo integradas aos seus aparelhos, bem como acesso a catálogos de endereços. Segundo o “NYT”, esses contratos permitiram ainda que as empresas tivessem acesso a informações de usuários mesmo sem autorização explícita e mesmo depois de se afirmar ao usuário do Facebook que esse tipo de dado não seria compartilhado com pessoas de fora da rede social.
O “New York Times” afirma que a maior parte dos acordos continua válida, apesar de o Facebook ter começado a interromper alguns deles em abril, após o escândalo de invasão de privacidade.
“Você pode pensar que o Facebook ou os fabricantes de dispositivos são confiáveis. Mas o problema é que mais e mais dados são coletados nos dispositivos. E se pode ser acessado por aplicativos cria riscos sérios de privacidade e segurança”, afirmou, ao “New York Times”, Serge Egelman, pesquisador da University of California, em Berkeley.
O Facebook negou que isso tenha ocorrido e afirmou, em seu blog oficial, que só permitiu que os dados fossem acessados depois que as pessoas deram permissão para que isso acontecesse.

http://www.valor.com.br/empresas/5568893/facebook-cedeu-dados-de-usuarios-fabricantes-de-celular-diz-nyt#

Comentários estão desabilitados para essa publicação