EUA se preparam para impor tarifas contra China

Comentários desativados

Os EUA estão se preparando para cobrar tarifas sobre dezenas de bilhões de dólares em produtos chineses, uma medida que provavelmente desencadeará uma forte retaliação de Pequim. O governo do presidente Donald Trump planeja anuncia amanhã a lista final de produtos chineses que serão alvo de sobretaxa – que entrará em vigor “pouco depois”.
Autoridades comerciais dos altos escalões da Casa Branca e departamentos do Comércio e do Tesouro, além do representante comercial dos EUA (USTR), tiveram uma reunião sobre o assunto antes de Trump partir para a reunião de cúpula do G-7 (grupo das nações mais industrializadas) no Canadá, na sexta-feira passada. Eles concordaram que os EUA deveriam prosseguir com as tarifas, informaram ontem autoridades americanas e fontes a par das discussões.
Trump se reunirá hoje com seus assessores da área comercial para decidir se vai dar sua aprovação final para aplicar as tarifas sobre os produtos chineses.
Ontem, Trump disse que vai confrontar a China “muito fortemente” na questão comercial nas próximas semanas, enviando um alerta ao maior parceiro comercial da Coreia do Norte após seu histórico encontro com Kim Jong-un em Cingapura. Trump retornou a Washington na manhã de ontem.
“A China pode ficar um pouco aborrecida no comércio porque vamos pressionar muito fortemente no comércio”, disse Trump em entrevista à Fox News. “Vocês vão ver nas próximas duas semanas. Eles [os chineses] entendem o que estamos fazendo”, disse Trump, que também destacou sua “boa” relação pessoal com o presidente da China, Xi Jinping.
A nova ameaça ocorre apesar da promessa da China de comprar em torno de US$ 70 bilhões em produtos agrícolas e de energia dos EUA para evitar uma guerra comercial. Também coincide com a visita de hoje do secretário de Estado americano, Mike Pompeo, a China em busca de apoio para as negociações com a Coreia do Norte.
O número exato de produtos sujeitos às tarifas ainda está sendo finalizado. Inicialmente, a lista do governo envolvia produtos avaliados em US$ 50 bilhões, mas ela está sendo ajustada, uma vez que alguns produtos foram tirados da relação e outros acrescentados, depois de um período de audiências públicas. Produtos de alta tecnologia, como semicondutores, podem ser acrescentados à lista, uma vez que o governo Trump quer bloquear a aquisição e venda de tecnologia de ponta aos chineses.
Em sua lista preliminar, o governo Trump disse que iria impor uma tarifa de 25% sobre uma variedade de produtos, de componentes de aparelhos de TV a lava-louças e soprador de neve.
A Casa Branca também prepara novas restrições contra investimentos chineses nos EUA e quer impor controle sobre exportação de produtos sensíveis, que devem ser divulgados em 30 de junho.
O governo Trump considera as tarifas necessárias para pressionar a China a parar de violar as regras de propriedade intelectual dos EUA, que inclui a obrigatoriedade das empresas americanas na China a transferir tecnologia para seus parceiros chineses.

http://www.valor.com.br/internacional/5594123/eua-se-preparam-para-impor-tarifas-contra-china#

Comments are closed.