Empresa alemã que ensina a fazer startup cresce 60% no mundo. Mas, no Brasil cresce 200%…

Os brasileiros gostam de uma startup, aquelas empresas que nascem de uma ideia, quase nada ou nada de capital e muito esforço. Um sinal forte deste gosto está nos números da Jimdo uma empresa alemã que há seis anos oferece plataforma na internet para qualquer pessoa criar um site ou loja virtual, por sua própria conta. O que interessa é que no ano passado esta empresa cresceu 60% em todo mundo. Mas, no Brasil a empresa que ensina a abrir empresa cresceu 200%!
Este fato, como mostrou matéria no estadão de 8 de maio, pg B12, chamou a atenção dos fundadores da JImdo. Um deles, Mathias Henze, está em São Paulo nesta semana pra entender porque o desempenho da empresa alemã é tão bom no País. Ele estudo abri um escritório no Brasil.
A Jimdo entrou nesse nicho de mercado de orientar a abertura de negócios em 2007. Quando a ideia de avançar no negócio nasceu os três sócios participaram de concurso de plano de negócios e ganharam 18 mil euros. O recurso foi todo usado na abertura do primeiro escritório da empresa. O crescimento do negócio nunca parou. Hoje, a Jimdo tem 8 milhões de usuários que pagam de R$ 228 a R$ 600 mensais para receber o material informativo. Há três anos a empresa começou efetivamente a dar lucro e os sócios já recusaram um aporte de capital, no ano passado, de oito dígitos.
O alvo da empresa é ser a maior plataforma de criação de sites no mundo, inclusive á frente de grandes concorrentes internacionais, como a Wix, 25 milhões de usuários, ou a Locaweb, líder no serviço de hospedagem na América Latina.
Com sede em Hamburgo e outras três operações em São Francisco, Xangai e Japão, a empresa evita abrir novos negócios em outros países. Mas, o crescimento no número de pequenas e médias empresas no Brasil, um dos públicos alvos da Jimdo, além dos eventos esportivos dos próximos anos, levaram os sócios a considerar o Brasil uma exceção.

Comentários estão desabilitados para essa publicação