Disney vai vender fatia de US$ 15 bi na Sky

A Comcast superou a última barreira para assumir o controle total da Sky, depois que a Walt Disney e a 21st Century Fox afirmaram que venderão sua participação de 39% na emissora britânica para sua rival americana.
A decisão, que conclui uma das batalhas mais prolongadas pelo controle de uma empresa de comunicação nos últimos anos, encerra 30 anos de associação do magnata da mídia Rupert Murdoch com o grupo de mídia atuante em toda a Europa que ele lançou como o primeiro serviço britânico de TV paga.
A venda colocará a Comcast no caminho para assumir o controle total da Sky e
vai gerar uma receita de 11,6 bilhões de libras (US$ 15,3 bilhões) para a
Disney, valor que o grupo de mídia americano planeja investir em criação de conteúdo para novos serviços digitais de streaming.
Atualmente, a Fox detém uma participação de 39% na Sky. A fatia ficaria com a Disney, no processo de compra dos ativos de entretenimento de Murdoch, num negócio avaliado em US$ 71 bilhões. Mas depois que a Comcast a derrotou no leilão pela Sky, no sábado à noite, a Disney decidiu vendê-la, em vez de ficar como acionista minoritária. A Disney também pôs à venda as redes de TV regionais de esportes que adquiriu da Fox.
Bob Iger, CEO da Disney, disse que a venda da participação na Sky e das redes esportivas da Fox “reduzirá substancialmente o custo de nossa aquisição global (da Fox) e nos permitirá investir de forma agressiva na construção e na criação de conteúdo de alta qualidade para nossas plataformas dirigidas diretamente ao consumidor”. A expectativa é que a venda das redes regionais de esportes e da participação na Sky gerem aproximadamente US$ 30 bilhões.
A Sky introduziu a era da TV paga no Reino Unido quando foi lançada por Murdoch, em 1989. Seus problemas financeiros iniciais quase levaram Murdoch à falência, mas no fim a mistura de direitos exclusivos sobre eventos esportivos e filmes, e a adição de serviços posteriores, como banda larga e telefonia celular, transformaram a Sky em uma das mais valiosas empresas britânicas.
Jeremy Darroch, CEO da Sky, elogiou a contribuição de Murdoch para a empresa. “Sua visão e sua confiança nos permitiram crescer até nos tornarmos a principal empresa europeia de mídia dirigida diretamente ao consumidor”, disse. “Nós encerramos um capítulo ao mesmo tempo em que iniciamos outro… Nosso objetivo é tornar os próximos 30 anos igualmente empolgantes.”
A venda da participação da Fox-Disney na Sky colocará a Comcast acima do patamar mínimo de aceitação para sua oferta, o que significa que pode começar a trabalhar com a Sky. Se Fox e Disney tivessem mantido sua participação, poderiam impedir a Comcast de consolidar a operadora de TV paga em seus números, embora esta passasse para o controle da empresa americana de TV a cabo.
A Disney lançou o ESPN Plus, um produto esportivo, e planeja lançar outro serviço de streaming dirigido às famílias, que
incluirá conteúdo produzido por suas divisões Marvel, Pixar e Lucasfilm. Também vai desenvolver novo conteúdo para o
Hulu, o serviço americano de streaming que está entre os ativos da Fox que está adquirindo.
Brian Roberts, CEO da Comcast, disse ao “Financial Times” dias atrás que, depois de completada a aquisição, a Sky operará de forma independente, e Darroch, seu executivo-chefe, terá autonomia para gerir a empresa.
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