Design e jornalismo: encontro que virou exposição

Comentários desativados

A ideia era provocadora: os alunos do curso de Design da ESPM SP, precisavam fazer um livreto com o desafio de organizar elementos gráficos a partir de artigos do Blog Nota Alta. Eles deveriam pesquisar imagens para compor e ilustrar os textos. O resultado dessa iniciativa virou a Mostra Acadêmica Livreto Nota Alta. A exposição está no Bloco B, corredor das salas B106 a B112 até o dia 30 de junho.
Os estudantes do 2º semestre da disciplina Fundamentos de Gráfica, da professora Mara Martha Roberto partiram de um projeto gráfico pré-definido, incluindo formato (retângulo áureo), quantidade de páginas, grid e tipografias.
A professora explica que a Mostra reúne “trabalhos de diagramação representativos de 2017-2, quanto à diversidade de layouts derivados de uma mesma malha”. O bom mesmo foi o resultado. A resenha do filme “O quarto de Jack”, por exemplo, ficou bem diferente com diagramação. A notícia sobre a “Pesquisa Game Brasil 2017”, ou a nota “A dura morte do gordinho nerd” ficou bem distante da simples discussão sobre o papel dos games no Brasil. A inteligente diagramação foi a “culpada” pela mudança criativa.
As matérias da análise psicológica da realidade, típicas do blog, também ganharam outro “rosto”. Duas delas ficaram bem interessantes: “O dia de um ansioso” e “Freud – expressão e pulsão”. Nesse caminho as imagens usadas em “Frankenstein e a fabricação do outro” merecem atenção. Muita atenção.
Outros temas, típicos do mundo da publicidade, ganharam outro “jeito” também. “Entretenimento sob demanda” ou “Bonito o bastante: Consumo e forma de subjetivação” passam a ter outro sentido naquela criativa diagramação. Não é diferente com o provocativo texto de análise “”Popularidade dos Apps pode matar web”.
Qualquer assunto, mesmo o mais espinhoso, pode ganhar “cara” diferente com um design de malha provocador. É o caso do texto “Trump e seu gabinete: as perspectivas do comércio internacional”. Apenas a imaginação criativa, com a diversidade de layouts derivados de uma mesma malha, explica o impacto da diagramação na valorização desse texto.
A professora Mara Martha lembrou do alerta de Timothy Samara: “Todo trabalho de design envolve a solução de problemas em níveis visuais e organizativos. Figuras e símbolos, campos de texto, títulos, tabelas: todos esses elementos devem se reunir para transmitir a informação. O grid é apenas uma maneira de juntar esses elementos”. Estas palavras são bom resumo do “espírito” da Mostra.
Pois é, quem quiser ver soluções criativas tanto na relação texto/imagem, como na relação vazio/mancha, precisa conhecer a Mostra Acadêmica Livreto Nota Alta. Mas, tem data marcada. É melhor se apressar.

Comments are closed.