Com estrelas próprias, Facebook desafia YouTube na busca por audiência de vídeos

Comentários desativados

Laura Clery é como os astros de vídeo do YouTube, tem renda milionária, patrocínio de grandes marcas e milhões de espectadores, mas sua fama vem do Facebook.
Com 3 milhões de seguidores, ela faz um programa de culinária no Facebook Live, como uma personagem que critica o marido.
Como participante no programa de compartilhamento de receita por vídeos publicados no Facebook, Clery é uma das primeiras a atingir faturamento semelhante ao propiciado pelo YouTube, como mostrou artigo do The New York Times, publicada na Folha de S. Paulo de 26/07.
Criar estrelas próprias é parte da ambição do Facebook de desafiar o YouTube como destino para vídeos.
No YouTube, 1,5 bilhão de visitantes mensais procuram especificamente por vídeos. No Facebook, eles encontram vídeos por acaso em meio a fotos de amigos e notícias. Por outro lado, o compartilhamento pode difundir os vídeos em grande velocidade.
Mas a rede social tem dificuldade de replicar o sucesso do YouTube em convencer os espectadores a assistir a vídeos por mais tempo.
O YouTube informa que os espectadores que acessam seu serviço via redes móveis assistem a vídeos por mais de uma hora ao dia, em média -prova de seu grande estoque de vídeos e da capacidade de prever o que o usuário desejará assistir em seguida.
Para ir além dos clipes curtos e virais, e reter a atenção dos usuários, o Facebook agora transmite esportes ao vivo e cria séries exclusivas.
Quando Clery, que é atriz, decidiu tentar fazer vídeos, dois anos atrás, começou no YouTube, mas não se destacou. Um de seus primeiros vídeos no Facebook, uma piada sobre pessoas que chegam perto do interlocutor numa conversa, foi visto 30 mil vezes em um dia, sem promoção e sem ela ter seguidores.
Clery diz que recentemente foi contatada por um representante do YouTube, que a encorajou a concentrar seus vídeos lá. Ela posta no YouTube, mas para desencorajar pessoas que pirateiam seus vídeos e os sobem no site.
O Facebook lançou recentemente campanha para atrair criadores, destacando os programas de compartilhamento de receita publicitária que adotou para seus vídeos.

Comments are closed.