Apple anuncia alto-falante inteligente, primeira novidade desde seu relógio

A Apple fez acenos em direção de diversas tendências novas da tecnologia, mostrando um novo alto-falante “inteligente” e novos recursos relacionados à realidade virtual, privacidade on-line e a uma forma de inteligência artificial conhecida como aprendizado de máquina, em seus aparelhos.

O alto-falante mostrado nesta segunda-feira (5) é semelhante a produtos de concorrentes, alguns dos quais disponíveis no mercado há anos.

Como o Amazon Echo e o Google Home, o alto-falante HomePod, da Apple, além de tocar música, ajudará as pessoas a organizar suas casas e suas vidas.

A assistente digital Siri será acionada por comandos de voz para responder a pedidos de informação e oferecer outras formas de ajuda doméstica.

Trata-se do primeiro produto novo da Apple desde o lançamento de seu relógio, em abril de 2015, como mostrou matéria distribuída pela Associated Press, publicada na Folha de S. Paulo de 06/06.

O alto-falante será vendido por US$ 350 (R$ 1.150), a partir de dezembro, nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Austrália.

A versão principal do Echo está à venda por US$ 180 (R$ 593) na Amazon, e o alto-falante Google Home custa US$ 130 (R$ 428).

O Echo, lançado em 2015, e o Google Home, lançado no ano passado, foram os primeiros produtos nesse novo e promissor mercado.

O grupo de pesquisa eMarketer estima que 35 milhões de pessoas nos Estados Unidos devam usar um alto-falante acionado por voz pelo menos uma vez por mês este ano, o que representa estimativa de uso mais de duas vezes superior à que ela fazia no ano passado.

REALIDADE VIRTUAL

Os novos iMacs mostrados na conferência anual da Apple para desenvolvedores de software terão telas melhores e capacidade gráfica ampliada.

A Apple disse que isso faz do Mac uma ótima plataforma para o desenvolvimento de “experiências” de realidade virtual.

Mas a Apple chegou tarde ao jogo da realidade virtual. Samsung e Google já têm sistemas de realidade virtual baseados em seus smartphones. Facebook, HTC e Sony também dispõem de sistemas sofisticados de realidade virtual.

Já faz décadas que a realidade virtual vem sendo descrita como a próxima grande novidade do mercado de tecnologia. Mas até o momento o interesse mais forte vem dos jogadores de videogames, desenvolvedores de software e fabricantes de hardware, e não dos usuários cotidianos.

A entrada da Apple no mercado poderia mudar essa situação. Seu ingresso no mercado de venda de música em formato digital, com a iTunes, e no de smartphones, com o iPhone, desordenaram os dois setores e atraíram audiências de massa para eles.

NOVOS RECURSOS PARA O IPHONE

Os novos recursos que serão oferecidos pelo iPhone e iPad incluirão mensagens que serão sincronizadas automaticamente para os servidores em nuvem da Apple.

Só as mensagens mais recentes serão retidas em armazenagem local.

Para as fotos, a Apple vai se voltar a um formato de “alta eficiência” para substituir o amplamente utilizado padrão JPEG.

Ainda que o formato não seja exclusivo da Apple, não se sabe ainda se as fotos funcionarão bem com outros aparelhos e softwares não Apple, que em geral utilizam o padrão JPEG.

A empresa também vai oferecer a possibilidade de enviar dinheiro a amigos ou outras pessoas por meio de seu serviço de pagamentos Apple Pay. Até agora, o serviço limitava seus pagamentos às compras de produtos e serviços de empresas e outras organizações.

A atualização gratuita do sistema operacional dos aparelhos móveis da empresa, para o novo padrão iOS 11, deve acontecer em setembro, o mês em que a Apple costuma lançar modelos novos do iPhone.

MAC RECEBE ATUALIZAÇÃO

O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, mostrou o mais recente sistema operacional para os computadores Mac.

Chamado High Sierra, ele reconhece mais rostos automaticamente, o que pode facilitar a organização de fotos, e terá mais recursos para edição de fotos.

O navegador de Internet da Apple, Safari, vai tentar propiciar experiências mais suaves e menos irritantes aos usuários da rede.

Permitirá que os usuários bloqueiem vídeos de execução automática ao detectar vídeos que não deveriam rodar quanto o usuário abre uma página para ler um artigo, por exemplo.

A nova “prevenção inteligente de tracking” do navegador, enquanto isso, usará aprendizado de máquina para identificar e bloquear trackers de publicidade, a fim de impedir anunciantes de acompanhar a navegação de usuários e de criar perfis sobre eles. Mas o recurso não bloqueará diretamente os anúncios.

NOVIDADES NO RELÓGIO

A Apple também vai atualizar o sistema operacional do Apple Watch, o que inclui novos mostradores e alertas mais personalizados que usarão aprendizado de máquina para adaptar informações à rotina e preferências do usuário.

O app de exercícios físicos do relógio também foi modificado, para permitir, por exemplo, acompanhamento de treinamento de alta intensidade.

O relógio também poderá trocar dados com aparelhos de ginástica.

Em um aceno aos fãs dos serviços de streaming da Amazon, a Apple vai oferecer o Amazon Prime em seu app Apple TV.

Comentários estão desabilitados para essa publicação