Vale a pena?

Por Clarisse Setyon

Continuo compartilhando as entrevistas que tenho dado à imprensa em tempos de Copa.

O jornalista de um grande veículo impresso fez sua lição de casa e estudou os valores envolvidos na compra da cota de patrocínio da Copa do Mundo de 2014, e os comparou aos valores de patrocínio da Seleção Brasileira de Futebol.

Após olhar os números, ele pareceu se surpreender o quão menos custoso era patrocinar a Copa do Mundo, quando comparado ao patrocínio da nossa Seleção.

Ele pesquisou mais um pouco e aprendeu que a visibilidade das marcas patrocinadoras nas arenas dos jogos da Copa, não seria tão grande assim.

Matematicamente pensando, veio a pergunta: Clarisse, não valeria a pena patrocinar algumas seleções, durante um período pré/pós Copa, ao invés de comprar uma cota do evento ?

É uma pena que ele tenha ficado apenas na metade do seu estudo.

Marketing Esportivo não está relacionado a “vale a pena ou não vale”.

Marketing Esportivo não está relacionado apenas à visibilidade de marca.

Marketing Esportivo não está relacionado a estar presente em apenas um evento.

Marketing Esportivo é um investimento de médio/longo prazo. Investir no esporte não é apenas comprar espaço em mídia, ou seja, visibilidade. Marketing Esportivo não é sobre comprar cotas de eventos ou de equipes. É muito mais sobre ativações, do que sobre visibilidade.

É ativando, de forma criativa, o patrocínio que o patrocinador vai perceber o quanto pode se beneficiar do investimento. O quanto ele pode aproximar sua marca de seus diversos stakeholders. O quanto ele pode fazer seus públicos experimentarem os valores de sua marca, seu produto ou de seu serviço.

A pergunta “valer pena” sempre me perseguiu. Não são os poucos os alunos que perguntam em sala de aula se “vale a pena” isto ou aquilo. Nunca sei como medir se vale ou não vale a pena. Afinal, como medir algo sem objetivos, sem critérios ou sem indicadores de desempenho ?

Se tivesse que usar este termo em Marketing Esportivo, talvez a pergunta mais adequada seria: “Vale a pena eu vincular minha marca, meu produto, meu serviço a esta ou àquela modalidade/evento/jogador”. Quais são os benefícios e os riscos envolvidos? Aí talvez podemos começar a falar sobre valer a pena ou não.

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