Um olho na terra e outro no céu de oportunidades do turismo religioso

Rose Mary Lopes

Se a fé move montanhas, que dirá o que faz com respeito à movimentação das pessoas! Reconhece-se que o brasileiro tem acentuada religiosidade. esta pode variar quanto às opções de religiões, crenças religiosas e também quanto à intensidade.

Desde os crentes ardorosos e assíduos, aos não praticantes e aqueles que somente recorrem a algum ser superior quando em situações difíceis nos negócios, ou nas perdas: de saúde, de entes queridos, de emprego, de relacionamentos…

Assim, as pessoas se movem para pedir ou agradecer aos seres que consideram sagrados: visitam santuários, templos, igrejas, participam em procissões, festas e celebrações, romarias, retiros, peregrinações e eventos religiosos – encontros, conferências.

Há ainda as visitas a museus religiosos e às igrejas e templos para contemplar a arquitetura e obras de arte destes espaços sagrados.

O Brasil testemunhou, nos últimos anos, um salto gigantesco no número destas viagens por motivações religiosas. Dados do Ministério do Turismo relativos a 2014 indicam 17,7 milhões de viagens, das quais dez milhões são excursões de um dia, e 7,7 milhões em que há hospedagem de pelo menos uma noite.

Estas excursões e viagens envolvem pessoas de todas as faixas de idade, classes sócioeconômicas, que viajam sozinhas, em família ou em grupos. Usando todos os tipos de transporte, e até cavalgam em direção a estes locais.

Se focalizarmos apenas a religião católica, a cidade de Aparecida desponta como a mais visitada. Para prestar homenagem, agradecer as graças recebidas ou pedir a intercessão da Nossa Senhora Aparecida, para lá foram 12,2 milhões de devotos.

Próxima à Aparecida, fazendo parte do Vale da Fé, tem-se Cachoeira Paulista, sede da Comunidade Canção Nova, fundada pelo agora Monsenhor Jonas Abib. Mais de 2 milhões de pessoas visitam a Canção Nova anualmente. Em Guaratinguetá, tem-se igreja e outros atrativos relacionados ao Frei Galvão.

No turismo religioso brasileiro, outro grande atrativo Mariano é a celebração do Círio de Nazaré, em Belém, Pará, que já ultrapassa três séculos. A pequenina imagem de Nossa Senhora de Nazaré (tão pequena quanto a de Aparecida) é poderosíssima em atração de fiéis.

A festa celebrada em sua homenagem é uma das maiores festas religiosas do mundo ultrapassando mais de milhão de devotos somente na procissão de Outubro.

Menos conhecida é a Basílica de São Francisco das Chagas, tem Canindé (CE). Este Santuário Franciscano é o segundo maior do mundo, sendo o maior das Américas (relativamente ao de Assis, na Itália). Nova Trento (SC) Catarina possui Santuário dedicado à Madre Paulina, primeira santa brasileira, atraindo mais de 20 mil visitantes mensalmente.

Para se ter ideia de quão vasto é este mercado, além de agências de viagem, há sites e revistas eletrônicas especializadas. Veja, por exemplo, Viagens de Fé, uma revista eletrônica dedicada ao turismo religioso dentro e fora do país.

Já deu para perceber que, com tanta gente viajando, há muitas oportunidades para essas cidades e seus empreendedores. Afinal, os fiéis, romeiros, peregrinos comem, bebem, compram lembranças, e boa parte deles se hospeda. E desejam entretenimento e conhecer a região.

Se tiverem apoio político e administrativo das prefeituras, das secretarias, outros órgãos e níveis governamentais, poderão gerar melhores produtos, serviços e experiências para os visitantes. Estas experiências serão compartilhadas com suas redes sociais, atraindo mais visitantes.

Estes ajudarão no desenvolvimento econômico, social e cultural destas cidades. Com um cenário econômico recessivo como agora, as pessoas terão muitos motivos para orar e pedir a intercessão dos céus!

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