livro_edmir_notaalta

Turbinando os negócios com o Marketing 4.0

Edmir Kuazaqui

Para que o mercado e principalmente os consumidores possam reconhecer a proposta de valor de um negócio ou mesmo de um produto ou pessoa, deve receber influências direcionadas positivas e relevantes, de forma a entender o posicionamento e compreender por que deve consumir os produtos e serviços de uma empresa.
O Marketing envolve as ferramentas tradicionais – Produto, Praça, Promoção, Pessoas, Evidências Físicas, Processos, Produtividade e Preço, dentro de uma concepção direta entre necessidades, percepção e consumo. Entretanto, pensando desta forma, empresas terão grandes dificuldades em se relacionar com o mercado de forma mais ampla, pois haverá um infinito número de concorrentes adotando as mesmas práticas e ações.
O Marketing 4.0 traduz outras infinitas possibilidades, porém de como influenciar de forma diferenciada os consumidores, no aprofundamento dos relacionamentos entre os envolvidos, bem como nos vínculos cognitivos duradouros. Neste sentido, não se pode mais pensar que temos uma divisão entre o marketing empresarial e o marketing praticado pelas agências de publicidade e propaganda. Tudo, no mínimo, deve ser mesclado e focado no atendimento das necessidades e desejos do consumidor. E mais além …
Não se pode mais imaginar uma área especifica de Marketing Digital na empresa, pois o respectivo conceito e aplicações deve permear por toda a empresa e mercado. Então, as ações da empresa deve ser o resultado de uma simbiose saudável entre todas as possibilidades de marketing que a empresa pode desenvolver e criar, de forma a tornar o produto e/ou serviço o objeto de desejo de seus consumidores.
A gestão de Marketing 4.0 deve conciliar o tradicional com o novo e o inusitado. Conforme pesquisa do autor deste ensaio, não existe ainda métricas perfeitas para analisar a distribuição de verbas entre essas duas categorias de marketing, porém vale, ao invés simplesmente de utilizar experiências passadas para determinar quanto será utilizada como verba de verba, quais experiências e percepções a empresa deseja desenvolver em seu mercado, de forma a tornar o seu portfólio na opção preferencial do mercado.
Discutir e aplicar os conceitos e práticas necessárias para a introdução e desenvolvimento de práticas em ambientes disruptivos e exponenciais, com necessidade de alta competitividade e olhar e pensar fora da caixinha. Neste sentido, o perfil do profissional, bem como de todo um conteúdo para que a empresa possa, realmente, influenciar o consumidor ou mesmo, mudar e transformar o mundo em que vivemos.

Lançamento do Livro Gestão de Marketing 4.0
Dia 17/10/2019 às 18h30
Livraria Martins Fontes Paulista
Avenida Paulista, 509

Comentários estão desabilitados para essa publicação