Resolução das imagens digitais

Comentários desativados

Thales Trigo, Coordenador da Unidade Tamandaré do Anglo Vestibulares

Este é o conceito que provoca mais confusão!

A resolução de uma imagem digital é basicamente  quantidade de informações por unidade de comprimento.

Note que, em uma imagem digital, as informações estão contidas nos pixels, dessa forma, a resolução de uma imagem digital é medida ou determinada em pixels por unidade de comprimento.

No Brasil, seria muito razoável usarmos PIXELS / centímetros, pois usamos o sistema métrico.

Por influencia americana usa-se ,de forma muito geral, a resolução em PIXELS / polegadas o que pode ser abreviado por ppi, isto é, pixel per inch.

Algumas observações importantes:

Uma imagem digital é feita por pixels, a resolução deve ser expressa em ppi. Entretanto, é comum que  pessoas usem a resolução de uma imagem digital em dpi. É um engano frequente.

Dpi, vem do mundo gráfico onde a resolução da impressão pode ser expressa em lpi ( line per inch ) ou dpi ( dot per inch), gotas de tinta por polegada.

É claro que existe uma relação entre ppi ( pixel per inch ) e dpi ( dot per inch ) e essa relação pode variar de 1,4  até 2,0 ppi para cada dpi .

Por essa razão, um impressão de qualidade feita em 150 dpi, necessita de arquivos digitais de 300ppi.

Então, esteja alerta, uma fotografia digital ( feita por pixels ) deve ter sua resolução expressa em ppi. Nos programas como o Photoshop, a resolução da imagem pode ser dada em pixels por polegadas ou em pixels por centímetro.

Em muitos programas de escaneamento a resolução é representada por dpi o que é um erro. Um escâner é um sistema digitalizador, ele transforma informações analógicas, um texto por exemplo, em informações digitais, informações contidas nos pixels. Assim, a resolução de escaneamento deve ser definida em ppi.

Na próxima semana analisamos “profundidade de cor”.

 

Thales Trigo

Fotógrafo profissional

Diretor da Fullframe Escola de Fotografia em São Paulo

Bacharel em Física pela USP

Mestre em Astronomia pela USP

Doutor em Engenharia pela USP

Comments are closed.