Profundidade de cor.

Comentários desativados

Thales Trigo, Coordenador da Unidade Tamandaré do Anglo Vestibulares

Uma outra ideia importante no mundo digital é o de “profundidade de cor”. Como uma imagem digital tem sempre duas dimensões, isto é, altura e largura, mais uma dimensão foi associada ao número de cores que a imagem apresenta, dai o conceito de “profundidade de cor”, é a terceira dimensão das imagens digitais.
Na realidade o conceito de profundidade de cor determina quantas cores são usadas na formação da cor de cada pixel da imagem.
A profundidade de cor é sempre expressa como uma potência de 2.

Dessa forma se a profundidade de cor é de 8 bits ( o que acontece nas câmeras digitais mais simples) a imagem apresenta
2^8 = 256 tons possíveis por canal de cor.
Isso significa que uma imagem colorida em RGB apresenta 256 tons de vermelho (R), 256 tons de verde (G) e 256 tons de azul (B).
Essas combinações de 256 tons para cada canal de cor nos leva ao impressionante número de aproximadamente 16 700 000 cores! Isto mesmo, mais de 16 milhões de cores.

Claro que nenhum outro recurso para a representação da natureza oferece tantos tons como as imagens digitais. Câmeras profissionais de 14 bits por canal podem produzir bilhões de cores para cada uns dos pixels.

Duas observações são necessárias; estima-se, através de aparelhos, que na natureza possam ser observadas alguns milhões de cores e que uma gráfica em offset ( quatro cores ) possa imprimir aproximadamente 2400 cores sem o uso de tintas especiais.
É claro que o fotografo digital deve ser alerta e modesto. Nenhum método de representação da natureza pode produzir tantas cores como sua câmera digital.
Dessa forma, criticar o resultado de uma impressão pode ser um tanto desonesto. Nenhuma gráfica pode imprimir uma imagem digital com toda a sua variação de cores.

Thales Trigo
Fotógrafo profissional
Diretor da Fullframe Escola de Fotografia em São Paulo
Bacharel em Física pela USP
Mestre em Astronomia pela USP
Doutor em Engenharia pela USP

Comments are closed.