Práticas Empreendedoras em Ensino e Educação

Por Luis Antônio Volpato e Edmir Kuazaqui

No 10th International Conference on Innovation and Management (ICIM) 2013 (evento realizado no Brasil) os professores Luis Antônio Volpato e Edmir Kuazaqui abordaram a adoção de práticas empreendedoras como estratégia fundamental ao professor universitário. É bem verdade que a junção de conceitos educacionais ao empreendedorismo não tenha sido suficientemente aprofundada, por uma série de preconceitos que tem barrado essa discussão até agora (Lavieri, 2010).

Por esse motivo, o trabalho foca a sua importância para a formação qualitativa do aluno. Mas em que consistem essas práticas empreendedoras? Essas práticas, conforme Lowman (2004), relacionam-se às diferentes ações aplicadas pelo docente no sentido de melhor transmitir seus ensinamentos e fazer com que o corpo discente possa entender e compreender os conteúdos ministrados e respectivas aplicações.

Desta forma, o professor deixa de ser simplesmente um conteudista e passa a ser um facilitador do processo de aprendizagem. Destaca-se, assim, a importância da educação continuada, para a evolução de conteúdos, tanto do ponto de vista do docente quanto do discente. Após as análises e discussões, foi apresentada uma reflexão sobre a importância de um processo de educação criativo dialogado, constantemente planejado e sustentado. Este trabalho valeu-se de estudo exploratório, com técnicas bibliográfica e de campo, principalmente o vivencial por parte dos autores, a partir do registro sistêmico de experiências bem como o depoimento de outros docentes. Caracteriza-se então como um estudo essencialmente qualitativo, sem comprovação estatística da aplicação dessas práticas mas, que em síntese, traduz a própria essência de ser um verdadeiro educador.

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