Para entender as imagens digitais: Parte 1

Thales Trigo, Coordenador da Unidade Tamandaré do Anglo Vestibulares

Nos últimos anos, imagens digitais passaram a ter uma grande importância em todos os sistemas de comunicação. Elas são utilizadas nas mídias impressas, naturalmente na Internet, na telefonia celular, na fotografia e vídeo, nas imagens médicas e, claro, em todos os sistemas computacionais. Em resumo, imagens digitais praticamente dominam as comunicações.

Apesar disso, as imagens digitais que fazem parte do nosso cotidiano não são bem entendidas. O objetivo desta pequena série de artigos é procurar esclarecer os conceitos mais importantes a respeitos das imagens que, de certa forma, dominam e moldam o mundo contemporâneo.

O que é resolução de uma câmera digital, qual é a diferença entre dpi e ppi, como se determina o tamanho de um arquivo digital para uma determinada impressão, o que diferencia um arquivo JPEG de um arquivo TIFF ou mesmo o que é um arquivo RAW. São muitas e variadas perguntas que gostaríamos de esclarecer.

É  de conhecimento geral que as imagens digitais são formadas por pixels, milhares de pixels.

Isto é verdadeiro mas, é bom que se entenda, que os pixels não tem existência real, não são pequenos quadradinhos que formam as imagens digitais. Pixels ( picture element ) usados na representação das imagens digitais são, na verdade, um conjunto de números que indicam as cores que formam cada um dos pixels e a sua posição.

Quando uma imagem digital é passada de um computador para outro, um enorme conjunto de números são transferidos e que, ao serem decodificados, formam a imagem. Da mesma forma, se um arquivo digital de texto é “salvo” em um computador, o que fica armazenado é um grande conjunto de números representado letras, sinais tipográficos, variações entre fontes e todo mais que o texto contem. A título de curiosidade, salvar um arquivo, tem sua origem no inglês save cuja tradução mais correta deveria ser guardar!

Uma imagem digital pode ser do tipo “bitmap” ou “vetorial”, imagens bitmap são as imagens produzidas, por exemplo, por câmeras digitais ou scanners enquanto imagens vetoriais são geradas por programas que as desenham usando equações matemáticas.

Thales Trigo
Fotógrafo profissional
Diretor da Fullframe Escola de Fotografia em São Paulo
Bacharel em Física pela USP
Mestre em Astronomia pela USP
Doutor em Engenharia pela USP

Comentários estão desabilitados para essa publicação