Livro em Cartaz – Grupo de leitura Livro Adentro

Guilherme Mirage Umeda

Meu lar é onde estão meus livros. (Erasmo de Roterdã)

O que é o lar, senão uma disposição afetiva impregnada em um lugar? É a topografia sentimental da familiaridade, conforto e segurança. O lar não se resume à casa, não se submete à concretude das paredes. É algo que se constrói com memórias e afetos, mais do que com tijolos e concretos.

No imaginário de todo amante de livros, a estante se torna uma espécie de coração do lar, de onde nos servimos quando é preciso aquecer a alma. Com a literatura, alimentamos um fogo interno que, enquanto amolece nosso sentido do real, fortalece a convicção de que existimos. A certeza de que vivemos, pensamos e amamos, de que apesar de tudo ainda vale viver, amar e ler.

Por isso, para nós, não se faz um lar sem livros. Eles são parte indissociável do ninho que nos acolhe em meio aos turbilhões do grande mundo. E se o lar é a representação terrena daquilo o que nos espera no céu, não será mesmo o paraíso, como diria Bachelard, uma imensa biblioteca?

Livro Adentro é um grupo de leitura constituído por pessoas que buscam, apesar das pressões impostas pelas responsabilidades de gente grande, preservar um lugar para a literatura na vida cotidiana. Em reuniões mensais durante os semestres letivos, conversamos sobre obras previamente selecionadas, sem a pretensão de esgotar as possibilidades de análise e apreciação dos textos, e sim compartilhando nossas ideias, sensações e emoções nascidas da leitura. Livro Adentro é aberto a quem quiser participar; se estiver interessado, entre em contato com algum dos participantes, através de nosso grupo no Facebook.

O projeto Livro em Cartaz nasceu como uma vontade dos integrantes do Livro Adentro de participar do painel “O melhor lugar do mundo”. Escolhemos frases que, em nossa visão, fossem representativas dos livros que lemos no grupo durante o primeiro semestre de 2015. Voltamos à própria origem material do livro, que é a oficina gráfica, para reproduzir essas frases, buscando na composição visual do cartaz adensar os possíveis sentidos do texto. Esperamos com esse trabalho registrar o percurso do Livro Adentro e, ao mesmo tempo, instigar novos leitores a se aproximarem das obras tematizadas.

O resultado desse trabalho pode ser visto nos cartazes expostos no Espaço Urbano (em frente ao Auditório Victor Civita), durante a semana do painel (8 a 11 de outubro). Fotos do processo de produção dos cartazes e da arte final também estão disponíveis na página do grupo no Facebook.

Comentários estão desabilitados para essa publicação