II Encontro Consciência e Saúde ESPM Sexualidade. Prazer e cuidado de si.

Pedro de Santi

Serviço
Dia 05/04, No auditório Victor Civita
16:30. Abertura com o Prof. Pedro de Santi.
Das 17:00 às 19:00 hs, debate com as entidades representativas dos alunos.
Vale ACOM.

Estes encontros buscam unir temas ligados aos prazeres, cuidados e riscos envolvidos na experiência universitária. O foco é o ganho de consciência de si e do outro, associado a uma reflexão maior, de alcance teórico e mesmo prático, em aspectos de mercado e comunicação.
No ano passado, dedicamos um encontro com os alunos e suas entidades representativas à discussão de como lidar com o excesso de bebidas nas festas das entidades. Tema delicado, uma vez que envolve um dos chamarizes das festas. Tivemos conosco ex-alunos representes das AMBEV, igualmente preocupada com a própria imagem da indústria de bebida, quando associada aos riscos derivados do uso excessivo de bebidas.

Neste ano, dedicaremos nosso encontro à questão da vida sexual. Parte essencial da vida humana e em especial neste momento de transição para a vida adulta de nossos alunos.
A vida sexual é uma das dimensões mais intensas de nossas vidas. Desejo e intimidade se encontram; e o desejo de ser desejado é também algo primário em todos nós. Da sexualidade pode vir uma grande gama de prazeres do corpo e das relações afetivas.
Os impulsos sexuais são primitivos e possuem uma dimensão perturbadora quando ainda não canalizados e orientados. O encontro das excitações e fantasias sexuais com o momento de descoberta e afirmação de si no mundo adulto pode ser fonte de muito sofrimento. Entra em jogo a questão da aceitação em grupos, de como lidar com os desejos e limites dos outros.
E no entanto conversamos pouco a respeito. A manutenção deste tabu pode nos deixar entregues a fantasias de abandono ou culpa; ou pior, expostos a uma sexualidade sem cuidado ou violenta, imposta pelo desejo de um outro.
A falta de cuidado de si se expressa como a onipotência de quem não acredita que algo de ruim possa acontece consigo, ou como a falta de auto-estima que faz com que algumas pessoas se submetam a situações de submissão e humilhação.
Nosso alunos têm demonstrado uma preocupação crescente com as dimensões de respeito e tolerância em seu convívio. Por isto, este encontro inclui seus entidades representativas: CA, DA, Atlética, ESPM Social e os coletivos Coralina e Prisma.
Neste encontro, vamos conversar sobre dimensões da sexualidade, sem uma perspectiva moralizante ou prescritiva. Vamos falar sobre as possibilidades de viver esta dimensão da vida com prazer, preservação da saúde, auto-estima e respeito ao outro.

Comentários estão desabilitados para essa publicação