Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Dir.: James Gunn EUA, 2017)

Comentários desativados

Eduardo Benzatti

SEN-SA-CI-O-NAL!
Outro daqueles filmes em que a Marvel se supera. Além dos espetaculares efeitos “de sempre” (o filme precisa ser visto em 3D), a história é boa, a forma como os novos personagens são apresentados convence – nem sabia que existia a palavra “sororicídio”! -, porém a trilha – que não serve apenas de simples acompanhamento, mas ilustra o que vc está vendo em cada cena – supera tudo isso e é uma verdadeira viagem aos anos 60 e 70 (clássicos de Electric Light Orquestra, Sam Cooke, George Harrison, Cat Stevens, Fleetwood Mac, entre outros).

Como se só isso já não bastasse pelo ingresso, tem mais: os diálogos são ótimos – além da ironia e dos chistes há muitas autorreferências (algumas só compreendidas na língua inglesa) – e as costumeiras citações fílmicas: “Mary Poppins, “Viagem ao Centro da Terra”, filmes de piratas, até o cartaz lembra um pouco o do primeiro episódio de “Guerra nas Estrelas” de meados dos anos 70.

Há ainda espaço para o Psicodelismo do final dos anos 60 e início da década seguinte (veja toda a estética do Planeta Ego – aqui temos só uma das referências míticas do filme: Ego = Eu = centro do narcisismo). Mais Mitos: Cronos só é Cronos porque (literalmente) devorou seus filhos; um filho só se “emancipa” quando (metaforicamente) mata seu pai – para a Freud (num plano mais antropológico) início de toda a culpa, todo ritual, todas as religiões e da neurose obsessiva.

Tem mais: referências a brinquedos “matérias” e virtuais também estão presentes – games do passado e do futuro, “Walkman” – do passado e do presente, e – por fim – participações de Kurt Russell e Sylvester Stallone! Bom, isso foi só o que eu vi – com certeza outros virão tantas outras coisas. Essa é a graça (atual) dos filmes da Marvel. Em tempo: não há mais somente aquela cena final pós créditos, agora há várias delas durante os créditos. Quase todas hilárias. Fique até as luzes da sala se acederem totalmente.

Comments are closed.