pedro-de-santi1_fb

Eu e o outro na cidade – Evento anual do Grupo de Pesquisa

Pedro de Santi

Esta semana será muito especial em termos de eventos na ESPM. Nesta segunda, dia 21, há o SEMIC, que apresenta os projetos de PIC e PIBIC desenvolvidos pelos alunos. No dia 24, estreia a peça Feliz aniversário, do grupo NARCISO, dirigido pela Profa. Leslie Marko. São todos eventos que apresentam e celebram a capacidade produtiva e criativa dos alunos da escola.

Nos próximos dias 22 e 23 de outubro, acontecerá pelo quarto ano consecutivo o evento do grupo de pesquisa Eu e o outro na cidade. O grupo é formado por 13 professores da área de Humanidades da Graduação da ESPM SP. Os membros do grupo pesquisam e orientam pesquisas de alunos no campo da construção de identidade e convívio social.

No ano passado, produzimos um livro: Existir na cidade: os contornos de si no (des)encontro com o outro. Um segundo volume deverá ser lançado ainda neste ano.

Trata-se de uma entre tantas iniciativas no campo da produção de pesquisa e conhecimento por parte de professores promovidas pela ESPM.

O evento acontecerá na terça e quarta-ferias às 13:30 hs, no Auditório Civita.

Segue abaixo a programação.

 

Encontro anual dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Eu e o Outro na Cidade.

O evento será realizado em dois dias.

No primeiro dia, 22/10, haverá a palestra da pedagoga Crislei de Oliveira Custódio. Licenciada em Pedagogia, mestre e doutora em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É membro do Grupo de Pesquisa sobre Educação e o Pensamento Contemporâneo, ligado ao Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da USP. É organizadora da coletânea “Hannah Arendt: a crise na educação e o mundo moderno”, publicado pela editora Intermeios em 2017.

No segundo dia, serão apresentados trabalhos dos integrantes do Grupo de Pesquisa Eu e o Outro na Cidade (alunos e professores).

Produções do Grupo de Pesquisa Eu e Outro na Cidade:

13:30 – Prof. Clarissa Sanfelice Rahmeier e Prof. Pedro de Santi: abertura.

13:50 – Prof. Pedro de Santi: A Subjetividade Contemporânea num Ambiente Virtual.

13:55 – Teatro do CISO/NARCISO: Cena de “Feliz Aniversário”.

14:15 – Prof. Leslie Marko: Memória de uma Encenação.

14:20 – Luana Sampaio Monteiro (CISO)– Guerra X Fantasia: as diferentes mulheres maravilha.

14:25 – Luana Sampaio Monteiro, Ana Cecília Pierotti Mendes, Laís Salvia Dall’ e Maria Gabriela (CISO) – Relato de uma Deriva: o festival Lolapalooza.

14:30 – Prof. Flávia Feitosa e Prof. Mariana Malvezzi, com os alunos Marianna Parma e Victoria Gonzales (CISO), Maurício Gurman, Sharon Costa Santos, Diana Rocha Lima Mascarenhas e Giovana Clara Maia de Souza (ADM): Histórias de Vida e Memória: fragmentos emancipatórios na construção identitária.

14:45 – Prof. Christiane Coutheux Trindade: Incêndios e Inundações: memória e ilusão de permanência num mundo descarrilado.

14:50 – Carolina Ferrão (CISO): Vivência do Tempo na Internet.

14:55 – Prof. Paulo Ramirez: Imagem, Redes Sociais e Mercadoria.

15:00 – Elias Nagib Jabbour (PP): Aplicativos de Felicidade como Ferramentas de Reencaixe Social.

15:05 – Prof. Guilherme Umeda: Sonhar a Cidade.

15:10 – Fernanda Lima (CISO): Representação e Vivência do Espaço Urbano.

15:15 – Prof. Walfredo Campos: O Habitus Universitário.

15:20 – Beatriz Lima de Oliveira (CISO): Flanando na Comic Con Experience.

15:25 – Prof. Tatiana Amendola Sanches: Podcast: Sociologia para Crianças.

15:30 – Prof. Clarissa Sanfelice Rahmeier: Ser, Lembrar e Existir.

15:35 – Ana Beatriz e Aquino, Juliana Beu, Lara Villaça e Luiz Eduardo de Figueiredo (PP): Pérola: recriação do livro “Outros Jeitos de Usar a Boca”, de Rupi Kaur, ambientado na cidade de São Paulo.

15:40 – Guilherme Bambace, João Pedro Curi e Letícia Cardinale (PP): Cores: recriação do livro “Minha Pele”, de Lázaro Ramos, ambientado na cidade de São Paulo.

15:45 – Prof. Fred Lucio: Memória e História.

15:50 – Encerramento: Prof. Pedro de Santi.

Comentários estão desabilitados para essa publicação