É hora de ganhar musculatura para 2018

Comentários desativados

Jose Eduardo Amato Balian

Depois de quase três anos de recessão, a economia brasileira começa a se recuperar. Mais do que a reação de vendas no mercado automobilístico e de construção civil, é a perspectiva de até 10 empresas ofertarem ações para captar R$ 40 bilhões na Bolsa de Valores ainda em 2017 e consequentemente investirem em seus negócios.
Em paralelo, a Comissão de Valores Mobiliários acaba de editar a Instrução CVM – No. 588, Projeto Equity Crowdfunding – que regula a oferta pública de distribuição de valores mobiliários de emissão de sociedades empresárias de pequeno porte realizado com dispensa de registro por meio de plataforma eletrônica de investimento participativo, e tem por fim assegurar a proteção dos investidores e possibilitar a captação pública por parte destas sociedades. Cria-se no país uma alternativa (excelente) de captação de recursos para startups.
Já passou da hora de você deixar de lado a crise política e começar a pensar em produzir riquezas. Preocupe-se em inovar, seja em modelos de negócios, no desenvolvimento de produtos ou na qualidade de serviços. Em nenhum momento, mire-se no exemplo dos irmãos Batista da JBS, eles não podem ser classificados como empresários. Pois, não são!
Tenha como exemplo: Washington Olivetto, Nizan Guanaes, Luiza Trajano, Abilío Diniz, Mario Amato, José Erminio de Moraes e o Sr. Max (do bar da esquina). Estes podem ser chamados de empresários, pois, erram, acertam, ganham, perdem e tem no empreendedorismo seu modo de vida. Desta forma, lucram, geram empregos, impostos, renda e contribuem para o desenvolvimento do país. Faça o mesmo!
A Incubadora de Negócios da ESPM SP tem como meta superar no ano que vem 80 empresas graduadas em seu Programa de Apoio Gerencial. Atualmente são 68 e contamos com você para chegarmos lá.
Considere a possibilidade de estagiar numa empresa ou de trabalhar no negócio da família, por exemplo, mas “deixe-se morder pelo vírus do empreendedorismo” e porque não, de seguir o exemplo desses empresários “verdadeiros”.
Observe, pesquise, visite feiras de negócios, percorra um shopping center com “olhar crítico de gestor” analise os problemas sociais brasileiros e quem sabe, identificará uma oportunidade de negócios.
Neste semestre, realizaremos a X Feira de Empreendedorismo dos cursos da ESPM SP, com a presença de estudantes visitando e avaliando os projetos originalmente apresentados em sala de aula e a II Mostra de Empreendedorismo da Incubadora de Negócios, com a participação de investidores externos para captação de recursos. Acompanhe esses eventos. A hora de ganha musculatura e preparar seu negócio é agora!
Traga sua ideia para a Incubadora de Negócios da ESPM SP o quanto antes e juntos, vamos transformá-la numa empresa de sucesso!

Prof. Jose Eduardo Amato Balian e Profa. Leticia Menegon
Coordenadores do Centro de Desenvolvimento de Empreendedorismo da ESPM SP.
Tel: 11 – 5085-6709
E-mail: natalia.silva@espm.br

Comments are closed.