Cada vez mais as grandes precisam das pequenas

Comentários desativados

Jose Eduardo Amato Balian

Foi realizada no dia 25 de outubro a X Feira de Empreendedorismo promovida pelo CDE – Centro de Desenvolvimento de Empreendedorismo da ESPM SP. Um sucesso!
Uma vez que 451 (quatrocentos e cinquenta e um) estudantes visitaram 15 (quinze) projetos empreendedores e puderam votar naquele que mais lhe agradou. Neste semestre, tivemos a participação de projetos dos alunos dos cursos de Administração de Empresas, Publicidade e Propaganda, Ciências Sociais e de Tech, e a feira foi realizada na quadra esportiva do prédio C, com instalações mais amplas e confortáveis para todos.
Um agradecimento muito especial aos professores avaliadores e os que puderam encaminhar suas turmas para que seus estudantes pudessem conhecer os projetos, realizar tarefas ligadas às disciplinas e porque não dizer, se inspirar para desenvolver negócios num futuro próximo. Segue ao final a relação dos projetos melhor avaliados pelos professores e alunos da ESPM SP.
Reiteramos o convite para que todos participantes, venham fazer parte de nosso Programa de Apoio Gerencial e transformem sua ideia numa empresa de sucesso. (incubadora-sp@espm.br).
O projeto vencedor, HEALTHYLIFE – poderá também, se hospedar imediatamente na Incubadora de Negócios da ESPM SP. O momento é gratificante, pois chegamos a 70 (setenta) startups nascentes e quase 200 postos de trabalho criados. VENHA FAZER PARTE DESSE TIME!
Você já reparou a dificuldade das grandes empresas se renovarem, até mesmo se reinventarem para enfrentar não só a concorrência cada vez mais acirrada como também as inovações tecnológicas que estão por vir, não é mesmo?
Pois bem! É ai, que as grandes empresas precisam mais do que nunca da agilidade e rapidez das Startups. Por isso, tem financiado aceleradoras e incubadoras, tais como: Cubo/ Itaú, Wayra, Google, Oxigênio, dentre outras. Lembre-se! A ESPM SP saiu na frente e possui uma incubadora desde 2010.
Destacamos quatro tecnologias com imensos potenciais de criar negócios:
• Internet of Things – OiT – a internet das coisas através do uso cada vez mais barato de sensores, coleta no Big Data e análise de informações, torna o uso da tecnologia barata e acessível a todos com diversas oportunidades para as pequenas e médias empresas. O trabalho relativo à assimetria de informações e análise de dados tem potencial fantástico;
• Robotização e inteligência artificial – robô para entregar produtos e prestar serviços é cada vez mais usual. Não se surpreenda em sua próxima viagem se um robô lhe tirar dúvidas no aeroporto. No Japão, são utilizados cada vez mais como cuidadores de pessoas idosas, desde para lembrar a hora de tomar remédio até em dar banho. Note que um mundo de oportunidade se abre para startups desenvolverem produtos e serviços correlatos;

• Blockchain – autenticação digital em contratos e negócios de forma geral. Por exemplo, imagine o Brasil sem cartórios e o enorme campo de trabalho que surgirá com o uso de cada vez menor de papel;

• Análise de dados – nas décadas passadas o petróleo foi enorme fonte de riqueza e ainda hoje o é, mas num futuro não muito distante será substituído pelo uso de dados. Este sim será a maior fonte de riquezas deste século.
O que você está esperando? Reflita, pesquise sobre tudo isso, descubra uma oportunidade de negócios e venha falar com a gente. Enquanto isso dê uma olhada nos projetos mais bem avaliados na X Feira de Empreendedorismo.

 

Workbook1Fonte: Incubadora de Negócios ESPM SP.

 

 

Abraços
Prof. Jose Eduardo Amato Balian e Profa. Leticia Menegon
Coordenadores do Centro de Desenvolvimento de Empreendedorismo da ESPM SP.

Comments are closed.