Alumni Emprendedores inspiram alunos: 4o. Empreenda ESPM ADM

Rose Mary Almeida Lopes

Nada melhor do que ter contato com ex-alunos que estiveram onde você está agora: no curso de Administração da ESPM. E saber quais decisões tomaram, as trajetórias que fizeram em suas carreiras, e ouvir seus conselhos e dicas.

Este é o objetivo do painel EMPREENDA ESPM ADM, uma iniciativa conjunta entre o Núcleo de Empreendedorismo e a área de Projetos do curso de Administração, coordenados respectivamente pelos professores Rose Mary Almeida Lopes e Luis Antonio Volpato. E, que receberam o apoio dos professores Leticia Menegon e Silvio Bertoncello, cujas turmas participaram deste evento.

Os empreendedores convidados para o 4º. EMPREENDA ESPM ADM, em 14 de Maio, foram: Michel Lam, formado em 1997; Heloisa Poletto, formada em 2000, e seu esposo Paulo Moura Leite, também formado em 2000.

Após concluir seu curso na ESPM, Heloisa trabalhou na Unilever e Redecard, onde se envolveu com o desenvolvimento e ativação de marcas B2B e B2C em diversos segmentos e categorias. Dominava as atividades nas novas áreas de atuação, num ciclo, para ela, de aproximadamente dois anos, precisando continuamente de novos desafios.

Assim, após dez anos, resolveu empreender. Identificou a lacuna que as pequenas e médias empresas tem na área de marketing. Deste modo, uniu os dois aspectos ao oferecer sua expertise em Marketing para os pequenos negócios, a começar pela empresa de seu pai, que foi seu primeiro cliente.

Então, há 5 anos fundou a EHLO MARKETING ESSENCIAL, uma empresa de marketing outsourcing (terceirização de marketing) para pequenas e médias empresas.

Ela e também o Paulo enfatizaram que, no início, quando o negócio é pequeno, o empreendedor assume diversas funções, e isto é bom para que conheça como cada atividade é e deve ser executada, o que lhe permitirá dialogar, futuramente, com funcionários ou com terceirizados.

Paulo reconhece que, desde garoto, seus pais o incentivaram a ter atitudes e comportamentos empreendedores: nunca recebeu mesada tendo que produzir ou vender algo para conseguir dinheiro. Assim, chegou à juventude já propenso a ser empreendedor.

Em 1998, fundou com dois sócios uma empresa de locação de frota corporativa. Iniciaram pequenos, com apenas 6 carros financiados. Os três sócios faziam de tudo, desde as negociações com montadoras e bancos, ao abastecimento e entrega dos veículos para seus clientes. Cresceram e a frota chegou a 2.000 veículos. Paulo foi responsável pela área financeira por 14 anos.

Em 2008 com a crise econômica o governo tomou a decisão de mudar a política de incentivo de venda de veículos zero km, de modo a estimular a demanda para toda a cadeia automobilística. Assim, seu negócio se tornou desinteressante e os sócios resolveram encerrá-lo em 2012.

Mesmo tendo seu pai no ramo imobiliário, ele e o irmão resolveram fundar a SOMA DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO, em 2013, para atuar no mercado de parcelamento do solo urbano, ou seja, loteamento. Com pouco mais de dois anos conta com três projetos em andamento nas cidades de Itu e Sorocaba (SP). Paulo é responsável pela área financeira e desenvolvimento de novos negócios.

Michel, antes mesmo de se formar, trabalhou na empresa Sheaffer Pen, e teve experiência de receber reclamações de clientes, e aprendeu a importância de cumprir as expectativas destes. Chegou a ser Gerente de Marketing, mas saiu em 1997, praticamente quando se formou, para trabalhar na empresa de seus pais: uma escola de inglês totalmente dedicada a crianças.

Quando se juntou à Red Balloon, fundada em 1969, esta possuía uma unidade com centenas de alunos. O mais importante é que possuía metodologia própria, única e sedimentada. Michel ajudou sobretudo no crescimento do negócio. A Red Balloon cresceu mediante franquias, forma que minimiza os investimentos, dado que os franqueados investem.

Quando a Red Balloon iniciou, e por um tempo, navegou em oceano azul, pois foi pioneira no oferecimento de ensino de inglês para crianças. Entretanto, as mães que iam levar os filhos pediam para que eles oferecessem aulas para elas, ao que se recusaram. E, com isto, nunca perderam o foco e puderam ser muito bons no ensino de crianças.

Michel também atua como presidente da ONG Vivendo com Arte de Paraisópolis, desde 1999. Esta ONG recebe patrocínio da Red Balloon, Nutrin e Unica Corretora de Seguros. Trabalha com o objetivo de, através das artes, especialmente do canto coral, fazer a inclusão social de 95 crianças das comunidades de Paraisópolis e Jardim Colombo.

Após muitos anos como CEO DA RED BALLOON, sentiu a necessidade de novos desafios. A Red Balloon recebeu várias ofertas de compra; então, ele e seus pais resolveram fechar a venda para o Grupo Abril. Agora, Michel está finalizando a etapa de transição para este Grupo, e se declara à procura de oportunidades para investir.

Para empreender, Heloisa Poletto, Paulo Moura Leite e Michel Lam se inspiraram em seus familiares. Era o único recurso que dispunham na sua época, visto que a faculdade somente os preparava para ser administradores e gestores de grandes empresas. Não se mencionava a possibilidade da carreira empreendedora.

Deste modo, constatam uma evolução no curso de Administração, bem como em toda a ESPM, pois hoje há uma diversidade de ações oferecendo ao aluno várias opções de carreira e, entre elas, a de empreender. E o recado deles é: aproveitem bem estas oportunidades!

Comentários estão desabilitados para essa publicação