A importância da pesquisa para o profissional de Administração

Comentários desativados

Luís Antônio Volpato
Considerando que uma das características do ser humano é a sua histórica preocupação com a busca de conhecimento da realidade. Esta capacidade, iniciativa e perspectiva de saber, compreender e melhorar a realidade onde vive, proporcionaram um legado que tem permitido a continuidade e o desenvolvimento da espécie humana.
De acordo com o Projeto Pedagógico do curso (PPC) de Administração da ESPM-SP a disciplina de Pesquisa em Administração, ministrada no 1º semestre do curso, integra a área temática de Pesquisas e Projetos Integrados (PPI) e o conteúdo de Formação Profissional previstos nas diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC).
O Eixo de PPI propõe um caminho ao longo do curso que possa criar as condições objetivas para os estudantes refletirem os saberes constituintes da prática profissional, que são os saberes científicos, da experiência e da gestão.
O método de pesquisa destina-se a iniciar e inserir o estudante no contexto acadêmico, realiza a discussão e a reflexão quer sobre o conhecimento em seus diversos tipos, quer sobre os métodos e processos de acesso ao conhecimento acumulado, bem como de sua produção, desde o estudo individual, a pesquisa bibliográfica, de campo e outros procedimentos técnicos apropriados para o estudo de fenômenos organizacionais.
A Pesquisa em Administração é um componente curricular que tem potencial de apoiar e subsidiar cada campo de formação como os demais que compõem as áreas temáticas do Curso, em especial articular as demais disciplinas integrantes da matriz curricular. Ressalta-se ainda, que os conhecimentos desenvolvidos qualificarão a formação dos estudantes e a atuação dos futuros profissionais em quaisquer funções das organizações ou entidades que venham a atuar.
A proposta de Pesquisa em Administração desafia os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem a aderirem com forte vinculação à sistematização e à pesquisa, como ferramentas de construção e reconstrução dos conhecimentos necessários para a capacitação dos futuros profissionais de ADM formados pela ESPM-SP.
As principais formas específicas de conhecimento atualmente reconhecidas refletem as várias fases da evolução da vida em sociedade e da própria humanidade, das formas de concepção da realidade e de entendimento na busca da verdade. Pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar a solução de um problema, que têm por base procedimentos racionais e sistemáticos. A pesquisa é realizada quando se está diante de um problema e não se possui informações necessárias para solucioná-lo. Pesquisar significa realizar empreendimentos para descobrir, para conhecer algo. A pesquisa constitui um ato dinâmico de questionamento, indagação e aprofundamento. Consiste na tentativa de desvelamento de determinados objetos. É a busca de uma resposta significativa a uma dúvida ou problema. Fazer pesquisa é indagar-se, inquietar-se e, diante disso, ir em busca de conhecimentos, observações e investigações que permitam a realização de uma ação coerente com esta realidade. A vivência investigada e reflexiva sobre a prática funciona como a possibilidade da formação de um profissional autônomo, é o ato de refletir sobre a prática e isso exige um esforço de busca, a fim de poder analisá-la criticamente.
O próximo passo é avaliar a pesquisa, o que significa atribuir valor a alguma coisa, é importante, pois, estabelecer critérios de avaliação claros no projeto e definir do ponto de vista de quem será feita a avaliação. Avaliar envolve sempre uma comparação, a comparação pode ocorrer entre uma situação anterior e posterior à utilização de determinado sistema ou plano.
Cada projeto tem um propósito específico: propor soluções, diagnosticar problemas, avaliar processos, avaliar resultados ou resolver problemas mais amplos será sempre o grande desafio de um profissional de Administração.
A gestão contemporânea requer do profissional de Administração que atua em organizações, conhecimentos e familiaridade com o método científico, buscando tomadas de decisão baseadas em fatos (constatações) e não em suposições (percepções) e é aí, que reside a importância de saber pesquisar empregando processos e procedimentos metodológico-científicos. Vale a pena refletir sobre o assunto.

Comments are closed.