38a. MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA

Cesar Veronese, Professor do CPV Vestibulares

Entre os dias 16 e 29 de outubro acontece a 38a edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A cidade se tornará então uma vitrine mundial das mais recentes e diversas cinematografias, com a presença de muitos diretores. Não à toa, há anos a Mostra de São Paulo tornou-se um ponto mundial de encontro dos mais iimportantes diretores de cinema em atuação. Além da homenagem a Pedro Almodóvar, que estará presente no evento, serão apresentados dezenas de filmes premiados nos festivais de Cannes, Berlim e Veneza, entre outros.

Como sempre, a Mostra mescla diretores estreantes e consagrados. Do segundo time, comparecem, entre tantos, Olivier Assayas (diretor de APRÈS MAI), com o filme ACIMA DAS NUVENS, os irmãos Jean-Pierre & Luc Dardenne (autores de obras-primas como O FILHO, A CRIANÇA, ROSETTA e O GAROTO DA BICICLETA) com DOIS DIAS, UMA NOITE. Dennys Arcand (O DECLÍNIO DO IMPÉRIO AMERICANO e AS INVASÕES BÁRBARAS) assina O REINO DA BELEZA.

Nas sessões especiais estão o curta O VELHO DO RESTELO, do veterano português Manoel de Oliveira, que continua a lançar, aos 105 anos, um filme a cada dois anos. O brasileiro Walter Salles lança o documentário JIA ZHANG-KE, UM HOMEM DE FENYANG, sobre o diretor chinês que é considerado um dos maiores atualmente do cinema mundial. Outro destaque é CHOCOLATE, da grande diretora francesa Claire Denis, praticamente ignorada pelos distribuidores brasileiros. Vale lembrar que Denis é uma das mestras em discutir a colonização francesa na África, tema recorrente em sua cinematografia. O VENTO NOS LEVARÁ, de Abbas Kiarostami, O APICULTOR, de Theo Angelopoulos, UM ASSUNTO PARA MULHERES, de Claude Chabrol, e A ÓPERA DO MALANDRO, de Ruy Guerra, são outras reprises que merecem atenção.

Das produções nacionais, alguns destaques são os novos filmes de Tizuka Yamazaki (ENCANTADOS), Walter Carvalho (BRINCANTE), Domingos Oliveira (INFÂNCIA), além da estreia  do cantor Alceu Valença, que dirige A LUNETA DO TEMPO, um faroeste sobre Lampião e Maria Bonita.

A homenagem a Almodóvar rendeu também uma homenagem à Espanha, que terá 30 filmes exibidos. Outro homenageado é o japonês Noboru Nakamura, cujos filmes são praticamente desconhecidos da nova geração brasileira. LAR DOCE LAR, PAIXÃO MÓRBIDA e QUANDO A CHUVA CAI são os títulos já confirmados.

Ao público disposto a enfrentar uma maratona de mais de 300 títulos em 13 dias, cabe também arriscar-se nos diretores estreantes. E aí mora a dúvida. Há diretores que se lançam com um filme que às vezes nunca mais conseguirão superar; e há diretores que demoram algum tempo para encontrarem sua dicção própria. Entre as dezenas de filmes de diretores estreantes, eu arriscaria (com todos os ricos de um tiro no escuro), PROFECIA – A ÁFRICA DE PASOLINI, de Gianni Borgna e Enrico Menduni. Pasolini tinha o projeto de realizar uma trilogia sobre a África, o que foi interrompido com sua morte. Do material bruto , foi lançado postumamente NOTAS DE UMA ORESTEIA AFRICANA, que permite vislumbrar a obra-prima que seria a trilogia. Esperemos que oo filme de Borgna e Menduni proponha uma discussão à altura das NOTAS recolhidas por Pasolini.

São Paulo sofre de megalomania. A Mostra também é megalômana e a maratona que ela propõe ao seu público desafia a paciência de qualquer boa alma. O esforço (e o cansaço) compensam. Há sempre muitos filmes do leste europeu, do sudeste asiático, de países nórdicos e até mesmo alguns da África, que jamais entrarão em circuito comercial. Além, é claro, dos documentários, que são geralmente ignorados pelos distribuidores brasileiros, tanto no que diz respeito à exibição, como no lançamento em dvd.

A Central da Mostra funciona no corredor do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073), próximo à entrada da Livraria Cultura. As credenciais, que dão direito a pacotes especiais, já estão sendo vendidas.

E enquanto Aécio e Dilma se esbatem na disputa voto a voto de cada eleitor brasileiro, os cinéfilos se digladiam na escolha do que é possível ver em meio às centenas de títulos.

Para ler outros textos do Prof. Veronese, acesse BLOG DO CPV (link Dicas Culturais do Verô).

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